quarta-feira, 12 de agosto de 2009

RELATORIA DA 1ª REUNIÃO VIRTUAL MSN



EXECUTIVA NACIONAL D@S ESTUDANTES DE LETRAS – ExNEL
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO NORDESTE – SECOM/NE

RELATORIA DA 1ª REUNIÃO VIRTUAL MSN

Aos oito dias do mês de agosto do ano de dois mil e nove às dezesseis horas foi iniciada a primeira REUNIÃO VIA MSN da regional nordeste com as seguintes pautas:


• Informes
• Catalogação dos executivos e atas pendentes
• Calendário de Fóruns
• Planos de Gestão
• CoREL
• O que ocorrer



Estavam presentes a reunião Lilian Lima (coordenação geral), Airles Fragoso (finanças), Ednaldo Minervino (comunicação), Lilian Guedes (CE), Seris (CE) Moisés Abílio (MA), Anderson (BA), Franciane (BA), Maria Rita (BA), Ramon (nacional - BA) e Monalisa (SE).



O executivo Thiago (PE) enviou uma justificativa informando sua ausência na reunião.


Informes

Airles – Acontecerá o 7° Enuds (Encontro Sexual Universitário de Diversidade Sexual) nos dias 03 a 07 de Setembro na UFMG - Belo Horizonte- Minas Gerais. Inscrições pelo site www.enuds.net


Catalogação dos executivos e atas pendentes


Lilian Lima fala do e-mail que Mariah enviou para lista relatando os problemas com as atas das plenárias. E sugere um encaminhamento que foi consensuado. Ednaldo enviará para lista da exnel um pedido solicitando aos executivos estaduais cópia das atas das plenárias estaduais.

Encaminhamento - As executivas Estaduais se organizarão para conseguir cópia das Atas das plenárias, além de enviar para o Executivo de Comunicação Nordeste Ednaldo Minervino as informações e contatos dos executivos de cada Estado.

Calendários dos fóruns

Encaminhamento – Enviar para secretaria de comunicação regional as datas e as possíveis datas dos forúns. E agendar uma reunião para discutir as pautas dos conselhos e organização dos encontros quando for o caso.

Plano de gestão

Ednaldo - propõe que seja estipulada uma data limite para o envio do plano de gestão dos executivos. A data proposta é de até o dia 22-8 sejam enviados os planos da gestão.

Airles – “Então, na gestão passada uma parte do dinheiro que tinha em caixa na executiva da região Nordeste, foi dividida entre os estados que tinham executivas. Esse dinheiro que na epoca foi de R$ 300,00 teria a finalidade de ajudar os executivos em fazer trabalhos dentro do seu estado, em visitas e mobilizações. Minha ideia nessa gestão é de dividir novamente essa grana entre os estados, mas que esse dinheiro dessa vez seja usado na construção dos encontros regionais, pois a prestação de contas é muito mais palpavel. E não teriamos o problema que vem acontecendo dos executivos não utilizarem o dinheiro e a grana ser usada hoje para tá pagando parte de onibus fretados. O que vem dando problema pq nem sempre os 3 executivos estão no encontro, um deles pega a parte da grana para pagar o bus, e ai vem outro executivo e pede grana para fazer seus planos dentro do seu estado, so que a grana já foi utilizada e tal”

Lilian Lima - Até o dia 22 de agosto, todos os executivos da região nordeste enviarão seu plano de gestão por escrito para a lista da executiva. E durante o COREL, marcaremos um momento para debater os planos de gestão.

Ednaldo – não concorda com a proposta de divisão do dinheiro da regional, que ele deva ficar com a secretaria de finanças e seja utilizado nas atividades da exnel (corel, encontros, reuniões etc).

Lilian Lima – “Sei que os casos de grana dão muitos problemas, aqui na Bahia a prática que adotamos foi - o três executivos em comum acordo decidiam como o dinheiro - 300.00 deveria ser aplicado. Creio que deve existir divisão entre os estados para elas serem justas”

Airles – “acho que a divisão deve existir sim, para ter um controle maior e os executivos estaduais terem um limite de gastos. O que adiciona a minha proposta com a de Lilian é que quando o dinheiro for utilizado, um ofício seja entregue com a assinatura dos 3 executivos. E a divisão dessa grana, junto com a quatidade distribuida será divulgada numa proxima reunião virtual”

Lilian Lima – “Poderiamos construir um regulamento para uso do dinheiro da exnel - inicialmente nordeste”

Airles – “eu me disponho em fazer previamente um regulamento, apresentar numa proxima reunião e fazermos ajustes em conjunto justes e modificações”

Encaminhamento - Até o dia 22 de agosto, todos os executivos da região nordeste enviarão seu plano de gestão por escrito para a lista da executiva. E durante o COREL, marcaremos um momento para debater os planos de gestão. Além disso, a executiva regional criará um regulamento para o uso do dinheiro da EXNEL Nordeste, e uma reunião online será marcada para debatê-lo.

COREL

Lilian Guedes – a data prevista pela Comissão Organizadora é que o corel seja realizado nos dias 15 e 16 de outubro.

Foram discutidas várias possibilidades de datas como 31de outubro a 2 novembro e de 14 a 15 de novembro.

Encaminhamento 1 – a C.O.COREL avaliará as possiveis data:

• De 10 a 12 de outubro (final de semana seguido de feriado);
• De 31 de outubro a 2 de novembro;
• 14 e 15 de novembro (lembrando que o EBEL poderá ser nesta data).

Airles – encaminha que as escolas candidatas ao EREL, levem o projeto, carta aceite e um esboço de programação.

Ainda dentro da pauta do COREL, a CO COREL solicitou que a pauta fosse discutida nessa reunião virtual.

Ednaldo – a pauta do COREL deve discutir EREL 2010, plano da gestão e estatuto.

Airles – propõe a seguinte pauta:

1. Escola Sede Erel 2010;
2. Planos de Gestão;
3. Estatuto;
4. Regulamento Financeiro 2009/2010 e Prestação de Contas;
5. Programação EREL 2010.

Lilian Lima – propõe uma mesa sobre MEL, um GD sobre estatuto, plano de gestão 2009/2010, EREL 2010 e um espaço para as entidades estudantis se reunirem e os estados que não tem executivo fazer suas eleições (AL, PI E RN).

Airles – afirma que fica preocupado com as eleições feitas durante o COREL, ele acredita que serão autonomeações. Propõe que os executivos regionais entrariam em contato com os Das e Cas dos estados em vacância (AL, PI e RN) solicitando que os mesmos façam conselhos estaduais para eleição de seus executivos, e que algum executivo regional esteja presente para mediar e validar o conselho.

Lilian Lima – ressalta da dificuldade recursos para ir até os estados do PI e RN, diferente de AL que já tem um executivo regional.

Anderson – propõe que vá o executivo mais próximo do PI e RN.

Moisé e Lilian se disponibilizam a entrarem em contato com os DAs e CAs do PI. Airles ficará responsável para entrar em contato com o RN.

Ramon – propõe que os conselhos levem em conta a questão regional (sentido espacial) já que a maioria dos executivos é da capital e isso organizacionalmente falando é um problema para o Movimento Estudantil de Letras (MEL).

Encaminhamento 2 – os executivos regionais se responsabilizam em organizar junto com as entidades de base dos estados em que a executiva estadual está em vacância, um conselho estadual, respeitando a questão regional no intuito de interiorizar o MEL.

Encaminhamento 3 – feito por Ramon

Primeiro dia

1. Homologação dos novos estaduais (sei lá – algo que apresente esses estaduais ao corel);
2. Escola Sede Erel 2010;
3. Planos de Gestão;
4. MEL no nordeste;

Segundo Dia

5. GD de Estatuto;
6. 4. Regulamento Financeiro 2009/2010 e Prestação de Contas;
7. Programação EREL 2010.


Reunião online

Foi discutida uma possibilidade de abrir uma conta UOL para a reunião nordeste fosse realizada no chat da UOL. Lilian ficou responsável em fazer uma assinatura UOL. No entanto, a mesma pesquisaou o preço e se constatou da inviabilidade dessa assinatura UOL pelo seu custo.

Encaminhamento – A próxima reunião virtual via MSN será no dia 29/8 a partir das 15h. Uma convocatória será enviada para lista da nacional.

Jornal da Regional

Foi colocada a importância de ter um veiculo de comunicação circulando pelos nove estados da nossa região com espaço para cada estado pautar suas demandas e além de aproximar a Exnel da base. Mas os custos para a produção e circulação desse jornal seriam inviáveis pelo seu alto custo. A alternativa encontrada foi à criação de Blog da Regional Nordeste. O Blog será aberto a todos e todas estudantes de Letras que queiram postar poemas, fotos, notícias, textos e vídeos.

Encaminhamento 1 – criação de um Blog da Regional aberto a todos e todas estudantes de Letras que queiram postar poemas, fotos, notícias, textos e vídeos.

Encaminhamento 2 - Cada Executivo estadual se incumbe de fazer o resgate dos encontros de letras de seu estado. E os Executivos Regionais fazem o levantamento dos Encontros Regionais.


Sem mais nada acrestar encerro aqui esta relatoria.



Maceió, 8 de agosto de 2009.




Ednaldo Minervino
Secretaria de Comunicação/NE

Um comentário:

Seguidores